domingo, 31 de janeiro de 2010

Volta ás aulas sem stress!!!

Alguns cuidados
para que a volta ás aulas seja sem stress!!!

1- Organizar o uniforme da criança anteriormente, não deixar para a última hora.
2- Organizar o material antecipadamente, sem exageros , materiais simples e eficientes para os primeiros dias de aula, lápis com ponta, lápis de cor, caderno simples sem muitos desenhos, para que os que se distraem facilmente, não serem afetados.
3- Organizar a lancheira com coisas que a criança gosta, biscoitos, frutas, alimentos saudáveis.


Estes cuidados farão o primeiro dia de aula, um dia feliz e sem grandes atropelos .
Boas aulas, e bom trabalho, afinal teremos um ano pela frente !!!

O real significado do Natal não pode ser escondido das crianças

Querido Papai Noel... Escrever para o Papai Noel é muito importante para as crianças. Veja como você pode estimular a imaginação dos pequenos neste Natal. Paula Bosi

http://natal.ig.com.br/noticias/2008/11/13/querido_papai_noel_2110678.html

Ele é bondoso e simpático, tem barbas brancas, usa botas longas e roupas vermelhas. Ele percorre o mundo todo em um trenó puxado por renas para, numa única noite, distribuir presentes às crianças que foram obedientes durante o ano. A história que existe no imaginário infantil tem um pouco de inocência, mas é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos.
“A criança se desenvolve com imaginação e fantasia, em diferentes idades, mas é assim que a mente se estrutura e se desenvolve”, afirma Vania de Oliveira Simões, pedagoga e psicoterapeuta psicanalítica. Para a profissional, as fantasias devem ser trabalhadas do ponto de vista de que aquilo pode ser algo que não existe, mas é muito saudável “brincar de faz-de-conta”, seja de Papai Noel, Chapeuzinho Vermelho ou coelhinho da Páscoa. Tudo faz parte da imaginação e da criatividade da criança e dos pais.
Assim, nada mais natural que a criança peça para escrever uma cartinha ao Papai Noel, fazendo seus pedidos de presentes e contando por que é merecedora deles. Para a psicopedagoga, os pais devem incentivar este “contato” com o Bom Velhinho e, dependendo da idade da criança, dar a ela a oportunidade de escolher para quem vai escrever a carta, quais pedidos vai fazer e que tipo de presente ela quer para si, para sua família e para o mundo. “A criança nos surpreende, pois sua imaginação e percepção dos fatos, das pessoas e da realidade são muito interessantes e nos mostram muito do que ela realmente quer”, afirma Vania.
“O mundo de consumo é dos adultos, e são os adultos que incentivam isso a seus filhos. A criança, em suas brincadeiras e fantasias, tem outra percepção: uma caixa de papelão pode ser o melhor e mais possante avião ou barco, onde ela viaja para outras terras e mundos”.