sexta-feira, 13 de abril de 2012

Desenvolvimento do Trabalho Terapêutico e Sala de leitura

Bem,... como sabem tenho 2 atividades. 

Numa sou professora de escola pública e orientadora de sala de leitura, e na outra sou psicoterapeuta e trabalho em consultório.
Minha postura nas duas atividades que exerço é estar sempre levando em conta a diferença de todas as pessoas, para não discriminar.
Tanto numa atividade, como na outra trabalho em forma de projetos. Como orientadora de sala de leitura,lanço projetos para lançar desafios e os alunos se desenvolverem. Nestes projetos levo em conta o que cada um está produzindo, sua interação com o grupo e sua aprendizagem, Isto faz com que cada um saiba da responsabilidade de se desenvolver e se envolver na aprendizagem. É um trabalho feito com grupos de desenvolvimento como orienta Vigotzky, em zonas proximais. Por exemplo: estou trabalhando com crianças de 1º ano ao 6 º ano.
No 1º ano lancei um projeto de desenvolver figura fundo, e o olhar para desenhos , meu objetivo era desenvolver um trabalho para que os levassem a serem estimulados a ler as ilustraçoes das histórias e começar a entender histórias através do desenho.
Fiz fichas de várias gravuras e de diversos ambientes, lugares, tudo que pudesse imaginar algo, eles escolheram para compartilhar com o grupo,
Depois de escolhida a gravura de sua preferência, cada criança ia falar de sua gravura, direcionar o olhar e assim, eu os estimulava a entender mais sobre a gravura.
Numa outra aula , pois tenho aulas com os alunos semanalmente começamos a ler livros sem texto, eles entenderam muito bem, que aquilo era uma história e que podia contar algo mais .
Dai partimos para pequenos livros com histórias curtas, trabalhei contos de fadas " chapeuzinho vermelho em linguagem de braille . Foi uma experiência e tanto.....
Aos poucos se houver interesse eu conto mais sobre o meu trabalho. pois sei que isto é inovador e está dentro do projeto ler e escrever implantado dentro da Prefeitura de São Paulo.
e no consultório eu conto numa outra ocasião , assim não cansa os leitores .
Quem quiser saber mais é só me perguntar,ok ?Estou disponível em responder e aprender com outras experiencias tb .
Este forum vai ser interessante... Um abraço a todas e todos